During this extremely difficult time, we at Textise urge everyone to stay safe and adhere to your government's regulations concerning the pandemic. You can get the latest information about the Novel Coronavirus at the World Health Organisation (WHO) site (text-only view).


This page has been Textised!
The original page address was https://saudesemdano.org/america-latina/temas/mudanca-climatica


Busca
avançada »
 
Busca avançada
E.g., 06/03/2020
E.g., 06/03/2020
[Image: Sua página]   Text
Only
  Somente
texto
  Solo
texto
 
Colabore
Menu
             
Você está aqui
  1. Início
  2. Temas
  3. Mudança climática e saúde humana
Mudança climática e saúde humana

Uma das implicações mais inquietantes da mudança climática é seu impacto potencialmente devastador sobre a saúde humana. Segundo um relatório da OMS: "Um clima mais quente e mais variável ameaça provocar a elevação da concentração de alguns poluentes no ar, o aumento da transmissão de doenças por água impura e por alimentos contaminados, o comprometimento da produção agrícola em alguns dos países menos desenvolvidos e o aumento dos perigos típicos dos climas extremos".


A OMS prevê que as mudanças de temperatura promoverão a propagação de doenças infecciosas. Muitas das doenças que mais causam mortes são extremamente sensíveis às variações do clima como temperatura e precipitações, incluindo cólera e doenças diarréicas, assim como doenças transmitidas por vetores como malária, dengue e outras infecções.

Em resumo, a mudança climática ameaça reduzir o ritmo, paralisar ou reverter o progresso atualmente alcançado pela comunidade mundial de saúde pública na luta contra muitas destas doenças. Além disso, um aumento nos eventos climáticos extremos, como inundações e secas, terá efeito devastador sobre a saúde, especialmente em pessoas que moram em comunidades mais sensíveis.

A mudança climática afetará todos que habitam o planeta, mas a OMS assegura que os efeitos serão mais trágicos para alguns que para os outros, afirmando que "os efeitos sobre a saúde serão desproporcionadamente maiores nas populações vulneráveis", o que inclui as crianças, os idosos e aqueles que já têm a saúde comprometida.

O setor da saúde pode ter um papel central para ajudar as sociedades a se adaptar aos efeitos da mudança climática e aos riscos que esta representa para a saúde humana. Entre outras medidas de adaptação, a OMS solicitou o fortalecimento dos sistemas de saúde pública, dos programas de resposta às emergências e da pesquisa em todo o mundo.

O setor saúde também pode ser parte fundamental do combate aos efeitos da mudança climática global mediante a implementação de medidas para limitar a significativa pegada de carbono que produz.

Temas
Temas


Textise: Back to top

This text-only page was created by Textise (www.textise.net) © Textise - CPC LLC
To find out more about our product, visit Textise.org.