Links can now show an outline when you hover over them. For more information, visit the Textise Dev Blog .


This page has been Textised!
The original page address was https://saudesemdano.org/america-latina/temas/mercurio


Busca
avançada »
 
Busca avançada
E.g., 01/18/2019
E.g., 01/18/2019
[Image: Sua página]   Text
Only
  Somente
texto
  Solo
texto
 
Colabore
Menu
             
Você está aqui
  1. Início
  2. Temas
  3. Mercúrio No Setor de Saúde
Mercúrio No Setor de Saúde

O problema
A contaminação por mercúrio representa um grave problema para a saúde pública e ambiental, que causa uma variedade de efeitos negativos em todo o mundo.

Nos estabelecimentos de saúde, o mercúrio pode ser liberado no ambiente pelos termômetros, esfigmomanômetros, dispositivos gastrintestinais e outros produtos médicos que o contém. O mercúrio também pode estar presente em fixadores, conservantes, químicos de laboratório, limpadores e outros produtos de uso médico e quando são descartados como resíduos contribuem para a contaminação do meio ambiente. Alem disso, muitos produtos empregados na construção como termostatos, indicadores de pressão e interruptores também contêm mercúrio.

Felizmente, existem alternativas que são seguras e de custo acessível para quase todos os usos do mercúrio no cuidado à saúde.

Os derramamentos de mercúrio em hospitais, clínicas e laboratórios expõem os médicos, enfermeiros, pacientes e outros trabalhadores da saúde ao mercúrio elementar. À temperatura ambiente, o mercúrio elementar líquido pode se transformar em gás, em quantidades significativas, expondo os trabalhadores ou pacientes do lugar a níveis potencialmente altos do metal.

Se for descartado entre os resíduos comuns, o mercúrio cedo ou tarde chegará ao meio ambiente onde os organismos que vivem nos rios, lagos ou no solo úmido podem transformá-lo em mercúrio org'nico altamente tóxico. Este tipo de mercúrio é capaz de causar danos ao sistema nervoso mesmo em níveis extraordinariamente baixos e, por ser persiste, acumula-se em animais, peixes e no meio ambiente em geral.

A assistência à saúde é uma importante fonte de poluição por mercúrio. Por exemplo, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) incluiu vários produtos e atividades relacionadas ao cuidado à saúde entre as "fontes importantes de emissões antrópicas" de mercúrio. Estas fontes incluem l'mpadas fluorescentes, manômetros, termômetros e outros instrumentos; amalgamas dentais; tratamento de resíduos e incineração de produtos que contêm mercúrio; aterros de resíduos; e cremação.

Entre as outras fontes conhecidas de poluição por mercúrio encontram-se as emissões das usinas de energia que utilizam carvão como combustível e das fábricas de cloro soda que empregam células de mercúrio, assim como a mineração de ouro em escala artesanal e industrial.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o PNUMA entendem que a contaminação por mercúrio provoca graves efeitos sobre o meio ambiente e a saúde a nível global. O Conselho de Administração do PNUMA, que representa todos os países Membros da Organização das Nações Unidas, colocou entre suas prioridades a nível global, a redução da acumulação de metilmercúrio no meio ambiente.

A OMS e Saúde sem Dano (SSD) lançaram uma Campanha Global para eliminar, em 10 anos, o uso de mercúrio no setor saúde.

Temas
Temas


Textise: Back to top

This text-only page was created by Textise (www.textise.net). Copyright Subjunctive Software.
Find us on Facebook and Twitter or visit the Official Blog.