Are you a webmaster? Find out how to easily add Textise to your web site.


This page has been Textised!
The original page address was https://saudesemdano.org/america-latina/temas/campanha-global-mercurio


Busca
avançada »
 
Busca avançada
E.g., 02/23/2020
E.g., 02/23/2020
[Image: Sua página]   Text
Only
  Somente
texto
  Solo
texto
 
Colabore
Menu
             
Você está aqui
  1. Início
  2. Temas
  3. Campanha Global Para a Eliminação de Mercúrio
Campanha Global Para a Eliminação de Mercúrio

Saúde sem Dano e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estão juntas, liderando uma iniciativa global para virtualmente eliminar os termômetros e esfigmomanômetros com mercúrio na próxima década e substituí-los por alternativas acuradas e acessíveis.

Esta iniciativa está baseada no Documento de Política da OMS de 2005 que apela por medidas a curto, médio e longo prazo para atingir a substituição gradual dos insumos médicos com mercúrio. Também está baseada na experiência de Saúde sem Dano, de mais de dez anos de trabalho conjunto com o setor saúde, governos nacionais e organizações intergovernamentais na América do Norte, Europa, Ásia, África e América Latina que obteve êxito na substituição do mercúrio.

Esta iniciativa é um componente da Aliança sobre Produtos com Mercúrio do Programa de Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), liderada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Esta ampla aliança do PNUMA busca ações para eliminar o mercúrio em produtos como baterias, l'mpadas, produtos elétricos e eletrônicos, produtos odontológicos e instrumentos de medição e controle.

Com respeito especificamente à iniciativa OMS/SSD, esta aliança do PNUMA propôs o seguinte objetivo:

"Para o ano de 2017, eliminar progressivamente a demanda de termômetros clínicos e tensiômetros com mercúrio ao menos em 70% e substituir a produção de todos os termômetros clínicos e tensiômetros com mercúrio por alternativas precisas, acessíveis e mais seguras livres deste metal".

Esta Aliança faz parte de um esforço global mais amplo para abordar os impactos sobre a saúde ambiental da acumulação global do mercúrio no meio ambiente. Este esforço consiste em uma série de alianças voluntárias com os setores que produzem maiores emissões de mercúrio, como a produção de cloro-soda, a mineração artesanal do ouro, a geração de energia a carvão e a destinação dos resíduos com mercúrio.

Os governos mundiais também incumbiram o PNUMA de explorar a possibilidade de estabelecer um instrumento internacional legalmente vinculante (com efeito legal) para abordar a contaminação de mercúrio.

Para mais informação sobre a Iniciativa Global Conjunta, por enquanto disponível apenas em espanhol, visite: www.saludsinmercurio.org

Temas
Temas


Textise: Back to top

This text-only page was created by Textise (www.textise.net) © Textise - CPC LLC
To find out more about our product, visit Textise.org.